
Todo mundo sabe que o uso de mochilas pesadas pode prejudicar a coluna das crianças causando deformidades, certo? Não. Errado. É o que afirma o chefe do Centro de Tratamento das Doenças da Coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Luiz Cláudio Schettino. Segundo ele, o uso de mochilas pesadas, por si só, não pode desenvolver desvios de coluna, como a maioria das pessoas imagina. O que o peso pode acarretar são transtornos de dor, desconfortos e queixas pelo esforço físico exagerado.
As deformidades na coluna são doenças que vão acontecer com ou sem o uso inadequado das mochilas se a criança já tiver essa tendência. Os pais devem antentar-se às queixas de seus filhos e também ao peso das mochilas escolares que não deve ultrapassar 10% do peso da criança.

O mais indicado nesses casos é usar a mochila de rodinhas que neutraliza o peso. No caso das mochilas tradicionais, os pais devem controlar o peso evitando que seus filhos carreguem materiais desnecessários e sempre usem as duas alças da bolsa alocando o peso nos dois ombros para quilibrar a força.
Tanismara Fernandes de Castro
Fisioterapeuta do Trabalho e Ergonomista
Nenhum comentário:
Postar um comentário